Quando pensas que já não podes ver mais nada que te surpreenda no Porto, eis que surge este espaço com uma perspectiva maravilhosa para o Rio Douro.

Terra Nova Restaurante

Há muitas coisas que adoro fazer nesta vida, mas uma delas, traz-me um gosto especial. Adoro descobrir novos lugares, preferencialmente, onde se coma bem.

Um dia destes, estava eu na minha aplicação “The Fork” à procura de um restaurante bem parecido, com bom preço e onde a pontuação excedesse os 9 e aparece-me o Terra Nova como sugestão. Foi inevitável abrir a sugestão e ver o que tinham para nos oferecer em termos de gastronomia. Convenhamos que a foto foi muito bem escolhida, e foi por causa dela que nós escolhemos precisamente este lugar para ir almoçar neste fim-de-semana.

O espaço.

O espaço não é muito grande, mas desde quando é preciso os restaurantes terem espaços grandes para serem bonitos?! A decoração é em tons claros (azul, branco, madeira clara) e transporta-nos para a realidade marítima. Faz todo o sentido, afinal o peixe é uma das especialidades do Terra Nova.

Nós queríamos ficar naquela mesa ao fundo, no piso 1, com a janela virada para o Rio Douro mas infelizmente já estava ocupada. Ainda assim, escolhemos uma mesa em que conseguíamos sentir a luz que entrava e aquecia a sala.

O que comemos?

Para entrada pedimos o couvert… Básico não é?! Quem não gosta de um pedaço de pão molhado em azeite antes das refeições?! Depois pedimos mais duas iguarias: as ostras, que nunca tínhamos provado e os bolinhos de bacalhau que toda a gente comenta que são divinais. As ostras foram uma surpresa imensa pois achávamos que não íamos gostar, porque simplesmente ouvimos toda a gente a dizer que têm um sabor muito a mar. Fomos a medo mas mergulhamos de cabeça e num piscar de olhos elas desapareceram. Os bolinhos… ai os bolinhos, benditos sejam! Como pode existir alguém capaz de confeccionar tal iguaria?! De comer e chorar por mais.

Como sempre, para prato principal, escolhemos dois pratos diferentes, um para cada um, de forma a podermos experimentar ambos. O que fazemos é que a meio do prato, trocamos – o meu vai para ele e o dele vem para mim!

Pedimos para a mesa Bacalhau:

  • Massada de Bacalhau;
  • Bacalhau na Brasa acompanhado com salada fria de batata e Legumes da horta.
Bacalhau na Brasa acompanhado com salada fria de batata e Legumes da horta.
Massada de Bacalhau

Muito raramente eu me inclino para o prato dele mas desta vez, tenho de dar o braço a torcer, a escolha dele era melhor. Ambos os pratos eram saborosos, mas aquela massada de bacalhau, tinha um sabor diferente, uma textura envolvente que me fez querer voltar.

Sugestões:

Embora tenhamos gostado muito e queiramos voltar, gostaríamos que o atendimento fosse um bocadinho melhor. Naquele dia, quando nos trouxeram o couvert ele não vinha completo e o funcionário não teve a pro-actividade de nos informar ou até perguntar se queríamos substituir por outra coisa. Por esta razão e outras idênticas, pareceu-nos que a gestão das compras do restaurante, devesse ser melhorada.

Talvez pelo facto de não terem determinados ingredientes e não poderem confeccionar todos os pratos do menu, o serviço acabou por se tornar um pouco demorado. Se estes pontos fossem melhorados, considero que o restaurante tinha potencial para ser um dos melhores restaurantes do Porto.

Avaliação: 8

Gostaríamos de lá voltar para provar não só algumas das iguarias de que mais gostamos, mas também para provar o que ficou por provar, como por exemplo, a sobremesa que não tinham disponível.

Diva 💋Com defeitos e tudo!

 

 

Write A Comment