Não é novidade para ninguém, e é normal a massa e o arroz serem alimentos que estão diariamente nas nossas mesas. Numa fase em que preciso de recuperar a minha forma física e perder algum peso, andei a pesquisar e descobri que, embora tenham valores nutricionais muito semelhantes, um deles é melhor do que o outro.

Massa ou Arroz. O que comer?

MASSA (100 g): 175kcal; 1g de gordura, 36g de hidratos de carbono; 1g de proteína.

ARROZ (100 g): 171 kcal, 0g de gordura; 39g de hidratos de carbono; 3g de proteína. 

Ora, tendo em conta os valores nutricionais acima referenciados, eu diria que preferia o arroz. Independentemente disto, não nos podemos esquecer que há inúmeras versões de arroz e massa e o mais importante é verificarmos a sua composição antes de comprar. Por acaso, tenho o hábito de fazê-lo sempre nos iogurtes e produtos com lactose (talvez pela minha intolerância), mas nunca o fiz em produtos como arroz e massa!

Como comer de forma mais saudável?

  1. Reduzir as quantidades de consumo de um e de outro, compensando a respectiva redução com legumes;
  2. Substituir por versões com a planta Konjac;
  3. Optar por versões integrais.

As versões integrais aumentam o teor de fibra na nossa alimentação, o que nos torna mais saciados durante mais tempo, o índice glicémico é mais baixo e por isso são alimentos absorvidos pelo nosso organismo de forma mais lenta.

Posto isto, há uma semana que não como massa, quando aqui em casa, as panelas quase nem punham os olhos em cima de arroz!!

Pode ter sido um pequeno passo, mas o caminho é feito de pequenas pegadas. E o meu caminho para voltar a uma forma física que me faça sentir bem, começou por aqui.

Diva 💋com defeitos e tudo!

Write A Comment